icone-sas.png

A SAS Smart

A SAS Smart é uma startup brasileira dedicada a criar e disponibilizar acesso inteligente a serviços de saúde.


A empresa foi criada a partir de uma dor: o falecimento, depois de ser atropelada em uma ocorrência criminosa em uma calçada de São Paulo, de uma amiga da médica Adriana Mallet, emergencista e educadora. A demora no atendimento pré-hospitalar, apesar da pouca distância do local da ocorrência para uma central de ambulâncias, contribuiu de forma trágica para o falecimento de Anariá Recchia, então com 32 anos.

 

“Estamos diante de uma epidemia. Temos uma doença endêmica e que se torna epidêmica com a quantidade de óbitos que acontecem no nosso dia a dia”

Dirceu Alves, médico e diretor da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet)

 

Hoje, a equipe SAS Smart se dedica a encontrar soluções para que histórias como essa não se repitam. O Brasil é um dos países em que o trânsito mais mata. São mais de 47 mil pessoas mortas por ano nas nossas cidades e rodovias. Centenas de milhares ficam feridos com sequelas graves.


Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), essa é a principal causa de mortes de jovens entre 15 e 29 anos no mundo. E o Brasil é o 4º país em que mais se morre no trânsito, atrás apenas de República Dominicana, Belize e Venezuela.


O custo financeiro é gigante: em 2016, o país perdeu R$ 146 bilhões em função de acidentes de trânsito, o equivalente a 2,3% do PIB nacional, segundo cálculo do Centro de Pesquisas e Economia do Seguro (Cpes) que corresponde ao valor que seria gerado pelo trabalho de vítimas que morreram ou ficaram inválidas após acidentes.

Reunião de trabalho
 

“Mais de 90% dos acidentes de trânsito são causados por falha humana”

OMS

 
Escritório moderno

Nossa Missão

Zerar esses índices assustadores com uso inteligente da tecnologia. Foi assim que nasceu o Emergência APP.


A tecnologia identifica automaticamente colisões veiculares usando os sensores do celular. A partir disso, faz um chamado automático (e em viva voz, dependendo do sistema operacional e do aparelho) para o serviço de resgate da cidade.


Os serviços de resgate parceiros, como SAMU e Corpo de Bombeiros, também recebem a ficha médica do usuário e a localização do acidente. Isso acelera o atendimento e pode significar a diferença entre a vida e a morte em casos graves.

 

“Tecnologia pode reduzir falha humana em acidentes”

especialistas (fonte: Folha de S.Paulo)

 

Mas a SAS Smart não atua apenas quando a emergência ocorre no trânsito. Com o Emergência APP, qualquer pessoa pode pedir socorro — SAMU, Bombeiros ou Polícia — com um botão de emergência intuitivo e de fácil uso.


Ao presenciar qualquer situação que exige atenção, como uma parada cardiorrespiratória, um engasgamento, uma queda, um incêndio ou um assalto, o usuário pode pedir socorro. Nas cidades e Estados parceiros, o serviço de emergência recebe a localização do ocorrido.

Além do aplicativo, a SAS Smart investe e desenvolve outras soluções de acesso à saúde.


Uma das iniciativas é a capacitação de leigos e de profissionais de saúde em primeiros socorros para saberem como agir em situações de emergência. A partir disso, estamos criando a rede AnjoSMART de voluntários que poderão ser ativados pela nossa tecnologia para fazer o primeiro atendimento em ocorrências localizadas próximo a eles.

telemedicina02.jpg