A saúde digital foi um dos principais temas na edição que celebrou os 30 anos da Hospitalar, maior feira de saúde da América Latina, no fim de maio. A cofundadora da SAS Smart e CEO do Grupo SAS, Adriana Mallet, participou do evento, apresentando as soluções inovadoras da empresa e discutindo a abordagem digital da saúde.
"Participar da Hospitalar como palestrante foi um grande privilégio", diz Adriana. Segundo ela, as discussões sobre saúde digital mostram a urgência do tema "em um país em que mais inovação não pode significar mais desigualdade".
"A gente precisa direcionar as grandes discussões, como as que acontecem em uma feira do tamanho da Hospitalar, para pensar em soluções que façam com que mais gente possa ter acesso a essas inovações, à saúde digital, e não construir mais soluções para cada vez menos gente" – Adriana Mallet, CEO da SAS Smart.
Além de apresentar as soluções da SAS Smart, Adriana falou também sobre as iniciativas da SAS Brasil, braço social do Grupo, que vem atuando desde 2013 para garantir acesso à saúde a comunidades carentes e a pessoas que hoje não têm outra opção de atendimento. Como CEO da SAS Smart, ela falou sobre as soluções que já estão em adoção pelo SUS.
Cabines digitais
O 1º painel em que Adriana participou foi realizado dentro da Arena Reabilitação, que abordou os avanços que a interoperabilidade de sistemas pode trazer à saúde.
A arena é um dos espaços gratuitos do evento, com discussões sobre soluções para redes privadas e para o SUS. Cleinaldo Costa, da equipe da pasta de Saúde Digital do Ministério da Saúde, participou do espaço.
Na ocasião, Adriana expôs aos participantes as soluções oferecidas pelas cabines de telemedicina, produto de infraestrutura para telessaúde da SAS Smart. A CEO foi convidada por Linamara Battistella, fisiatra e professora titular da Faculdade de Medicina da USP, que coordenou a Arena Reabilitação.
"Mais do que tratar de telemedicina, debatemos o próximo passo da saúde digital", afirmou Linamara na abertura do ciclo de debates, destacando que diferentes profissionais mostrariam "o quanto as plataformas e os sistemas de monitoramento interligados permitem dar eficiência e qualidade no atendimento de diferentes patologias".
No ano passado, Linamara havia participado como jurada do eAwards, prêmio que a SAS Smart ganhou com as cabines. Ao conhecer a solução, Linamara teve a ideia de convidar Adriana para apresentar os modelos inovadores da empresa na Hospitalar. A arena reuniu diversos outros profissionais do setor, que também apresentaram soluções inovadoras.
Telessaúde mental
No 2º dia do evento, Adriana participou de um debate sobre telessaúde mental dentro do Congresso do HIMSS (Healthcare Information and Management Systems Society), que ocorreu no contexto da Hospitalar.
Respondendo a uma provocação do moderador, que questionou os participantes sobre consultas remotas de saúde mental, Adriana disse ver um "avanço bastante significativo".
Segundo ela, as teleconsultas de saúde mental podem reduzir a desigualdade no acesso a este tipo de tratamento. "A transformação digital na área da saúde mental pode ser vista como um avanço significativo", afirmou no painel.
Para ela, o uso da tecnologia e de plataformas online pode permitir que pessoas em situação de mais vulnerabilidade, que muitas vezes não conseguem ter tratamento psicológico e psiquiátrico, tenham acesso a serviços de atenção à saúde mental, como é o caso das comunidades periféricas.
A próxima edição do Hospitalar está agendada para 21 a 24 de maio de 2024, no São Paulo Expo. Informações podem ser obtidas no site oficial do evento.
Comments